Tenho mais segurança ao terceirizar o financeiro da empresa?
Mais segurança ao terceirizar o financeiro da minha empresa: é possível?
Se você é dono de uma empresa ou estabelecimento comercial, provavelmente já deve ter se perguntado a respeito do aumento de segurança ao terceirizar o financeiro, mas para chegar a uma resposta concreta, é preciso primeiro se questionar sobre algo mais básico: O uso de um sistema para isso, mesmo que operado pelos próprios funcionários internos, é necessário? A resposta é sim.
Recentemente, a FINUBE publicou em seu blog um artigo sobre a necessidade de se criar um sistema para controlar finanças. O Enterprise Resource Planning faz parte do planejamento financeiro de empresas que buscam se posicionar de maneira consistente no mercado, uma vez que o controle desse setor por parte de uma equipe preparada é capaz de prever inconsistências e evitar prejuízos. Agora é o momento de explicar quais decisões são tomadas para que se tenha mais segurança ao terceirizar o financeiro de uma companhia.
Mais segurança ao terceirizar o financeiro: controle de dados
Provavelmente um dos pontos mais importantes a serem citados em relação à segurança ao terceirizar o financeiro de uma empresa é a segurança dos dados confidenciais. Quando o armazenamento de informações confidenciais da companhia é realizado por uma equipe interna, embora se tenha cautela, pode ocorrer o vazamento de informações importantes e que não deveriam ser de acesso público.
Muitas vezes isso acontece pois o sistema adotado pela empresa no controle de dados é ineficaz ou porque os parâmetros de confidencialidade não são bem determinados. Contratar um serviço terceirizado de contabilidade diminui consideravelmente as chances de erros relativos à segurança de dados, pois a empresa especialista está preparada para atender esse tipo de demanda, pois adota recursos eletrônicos específicos para que nenhum tipo de conteúdo privado seja violado.
Terceirizar o financeiro otimiza a organização de prazos
A responsabilidade de organizar prazos dentro de uma empresa é alta, pois a perda de datas para a realização de pagamentos, declarações, inscrições e retificações financeiras gera transtornos que podem perdurar por muito tempo. Terceirizar o financeiro é uma forma de otimizar a organização de prazos e aumentar a segurança de empresários que precisam lidar com diversas outras questões de igual importância para o funcionamento saudável da companhia.
Ao terceirizar a parte financeira, os compromissos financeiros passam a ser gerenciados por uma equipe responsável por acionar lembretes automatizados que alertem para o limite de prazos e datas de vencimento de compromissos financeiros.
Além disso, quando a responsabilidade financeira da empresa está nas mãos de uma equipe terceirizada, as contas a pagar e a receber também são controladas e gerenciadas de modo que nada passe despercebido. Com a terceirização, a única responsabilidade restante nesse quesito é a de efetuar os pagamentos. Para saber mais sobre a implantação de uma terceirização financeira de sucesso, leia o artigo da Fundação Getúlio Vargas.
Gostou desse conteúdo? Acesse o site da FINUBE e confira a melhor opção para organizar as finanças da sua empresa.