Quais são as principais demonstrações financeiras?
Saiba que as demonstrações financeiras correspondem aos demonstrativos contábeis, que oferecem informações completas sobre a saúde financeira da empresa. De fato, são importantes para fundamentar a tomada de decisão empresarial.
Tendo isso em vista, a Finube escreveu esse artigo com a finalidade de esclarecer a respeito dessas demonstrações, quais são e a finalidade de cada uma. Além disso, como são importantes para investidores e interessados no negócio da empresa.
Para que servem as demonstrações financeiras?
Antes de apresentar as principais demonstrações financeiras, é importante explicar que servem para demonstrar a situação financeira e econômica do negócio. Ou seja, tem as seguintes finalidades ao serem elaboradas:
1.º – Registro de dados a respeito da posição do patrimônio da empresa;
2.º – Permitir uma análise do fluxo financeiro do negócio;
3.º – Realizar a apuração dos impostos a serem recolhidos;
4.º – Verificar a existência de lucros ou prejuízos acumulados;
5.º – Manter a organização financeiras das entradas e saídas das operações do negócio;
6.º – Comprovar a capacidade de pagamento da empresa em caso de financiamentos e compras parceladas com fornecedores.
Sem dúvida, são informações relevantes para a tomada de decisão estratégica, assim como facilita a identificação de problemas financeiros e a busca de soluções assertivas.
Além disso, são importantes para investidores e interessados na empresa conhecerem e avaliarem o potencial de crescimento e rentabilidade do negócio.
Conheça as principais demonstrações financeiras
As principais demonstrações financeiras são representadas pelos demonstrativos contábeis, sendo os seguintes:
1.º – Balanço Patrimonial
Este é considerado uma das demonstrações mais importantes para desenvolver uma análise patrimonial, pois indica o posicionamento financeiro do negócio. Ou seja, é possível conhecer a posição de ativos (bens e direitos) e passivos (obrigações) da empresa.
2.º – Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
Esta é uma demonstração que apura se a empresa obteve lucro ou prejuízo, ou seja, levanta o resultado do exercício líquido. Com base nos resultados da DRE, a empresa pode planejar o futuro da empresa, tomando decisões estratégicas com informações confiáveis.
3.º – Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)
Dentre todas as demonstrações financeiras, esta é a última a ser elaborada, pois apresenta um acumulado das atividades de um determinado exercício. Um dos objetivos da DLPA é indicar as mudanças ocorridas no patrimônio líquido da empresa.
Assim como tem o objetivo de tornar mais transparente a quantidade de impostos pagos com base no lucro da empresa, além de evidenciar os lucros ou prejuízos do exercício.
4.º – Demonstração do Fluxo de Caixa
Esta é uma demonstração de grande importância, inclusive é usada pela gestão financeira para o controle da movimentação monetária da empresa. De fato, consiste no registro e mensuração das entradas e saídas de recursos do caixa da empresa.
5.º – Demonstração de Valor Adicionado
A importância desta demonstração é evidenciar as riquezas geradas pelas movimentações financeiras do negócio, em um determinado período. De fato, permite analisar se a empresa contribuiu, de alguma forma, com a sociedade e a economia do país.
6.º – Notas Explicativas
As Notas explicativas servem para fornecer esclarecimentos sobre a situação patrimonial e resultados da empresa, facilitando a compreensão das informações apresentadas.
Portanto, com este artigo foram apresentadas as principais demonstrações financeiras que as empresas utilizam conforme as determinações legais. Além de esclarecer sobre a importância e finalidade de cada uma delas.
Se quiser mais informações sobre o assunto, entre em contato com a Finube, teremos prazer em esclarecer as suas dúvidas.