Os principais erros de quem está começando o próprio negócio

14/12/2022
Contabilidade, Empreendedorismo, Plano de negócio

Certamente, quem está começando o próprio negócio acredita que basta ter uma grande ideia para que o negócio seja um sucesso. No entanto, as coisas não funcionam assim, pois muitos erros acontecem por diversas dificuldades para iniciar um negócio.

Por isso, a Finube escreveu esse artigo para esclarecer os principais erros dos empreendedores iniciantes, que comprometem o crescimento do negócio. Como também os problemas mais comuns que geram inúmeras falhas no decorrer do processo. Veja a seguir:

1.º – Começando o próprio negócio sem planejamento 

 

 

Com toda a certeza, este é um dos erros mais comuns que quem está começando o próprio negócio. Isso porque acredita na ideia e consegue um capital para iniciar o negócio. Mas, esquece que muitas etapas são necessárias para garantir o sucesso.

O plano de negócios é justamente a ferramenta específica para um planejamento eficiente do negócio antes de realizar qualquer procedimento. Pois, trata de uma análise de todos os aspectos que envolvem um empreendimento, em termos de curto, médio e longo prazo.

Sem dúvida, é essencial colocar no papel todas as variáveis que impactam o negócio, positivamente ou negativamente, evitando que o entusiasmo supere o bom senso. Desse modo, em um plano de negócios, os principais pontos estudados são os seguintes:

  • Análise do mercado para identificar a concorrência, fornecedores e o público-alvo;
  • Plano financeiro detalhando o investimento, previsão de receitas e despesas;
  • Plano de marketing focando na divulgação, promoção, embalagem, qualidade;
  • Plano operacional voltado para as vendas, estoque, entrega, distribuição.

2.º – Começando o próprio negócio sem uma gestão financeira eficiente


 

Para quem está começando o próprio negócio talvez não seja muito clara a importância de uma gestão financeira eficiente. Principalmente, porque a grande preocupação fica por conta de conseguir um bom faturamento no final do mês.

No entanto, um dos fatores mais importantes para assegurar a boa saúde financeira da empresa é uma gestão assertiva das finanças e da área contábil. Por isso, um dos primeiros critérios a ser adotado é não misturar as contas da empresa com as do empreendedor.

Se isso acontecer, pode gerar um desequilíbrio financeiro da empresa, além de impedir de arcar com os compromissos no vencimento. Assim como a falta de controle da movimentação financeira do caixa, é outro problema que gera até prejuízo para o negócio.  

Desse modo, uma boa gestão financeira é essencial para garantir o crescimento do negócio e a rentabilidade da empresa.

3.º – Subestimar a força da concorrência 

 

Quando um empreendedor está começando o próprio negócio, está tão envolvido na sua ideia, que acaba esquecendo de avaliar o potencial da concorrência. Principalmente, quais as estratégias a serem desenvolvidas para superá-la. 

Nesse sentido, é preciso definir o diferencial competitivo da empresa para fazer frente à concorrência e conquistar uma maior fatia de mercado. Sem dúvida, oferecendo aos clientes aquilo que eles estão buscando, com maior valor agregado.

4.º – Esquecer de divulgar o negócio

 

Para começar um empreendimento, é essencial cuidar dos detalhes de como tornar a empresa conhecida e como oferecer os seus produtos e/ou serviços. Ou seja, planejar a forma que a empresa será reconhecida e como fortalecer a sua marca.

Portanto, quem está começando o próprio negócio pode evitar cometer os erros mais frequentes, pois já tem referência de empreendedores que cometeram essas falhas. Com isso, tem maiores chances de conduzir tudo da forma certa.  

Se quiser mais informações sobre o assunto, entre em contato com a Finube, teremos prazer em esclarecer as suas dúvidas.  

 

Assine nossa newsletter:

    BPO_Financeiro

    Send this to a friend