Negócio escalável: você sabe o que é e como aderir a esse modelo?

07/09/2022
Artigos

Saiba que um modelo de negócio escalável tem características específicas, que facilitam o crescimento acelerado e o ganho em escala. Sem dúvida, é um modelo usado por muitas empresas de sucesso como Airbnb, Netflix, Uber, dentre outras. 

Tendo isso em vista, a Finube escreveu esse artigo para esclarecer o que é esse modelo de negócios, além de explicar como criar um negócio com essas características.

 

O que é o modelo de negócio escalável?

De uma maneira simples, um modelo de negócio escalável tem uma estrutura de crescimento acelerado, sem ter de aumentar os custos na mesma proporção. Desse modo,  é um negócio que obtém elevados resultados com baixo nível de investimentos e recursos.

Isso porque com este modelo de negócios os ganhos ocorrem em escala, além de utilizarem de forma intensa as tecnologias inovadoras. Assim sendo, ocorre o crescimento da receita em proporção inversa ao aumento dos custos. 

 

Principais características de um negócio escalável 

Para um negócio escalável, algumas características são essenciais para garantir que alcançará os resultados esperados. Veja a seguir os principais pontos que constituem as bases deste modelo de negócios:

1 – Agregar valor aos clientes 

Neste modelo, é fundamental agregar valor aos clientes oferecendo produtos e serviços que sejam a solução para a dor do consumidor. Por isso, deve ser algo com características únicas, valioso e inédito do ponto de vista do cliente.

Com isso, consegue manter uma alta demanda com um produto inovador ou que atenda a uma necessidade do mercado. 

 

2 – Automação de processos 

Uma das principais ideias do negócio escalável é fazer mais com menos. Isto é, produzir de forma rápida, com alta qualidade e baixo investimento. Ou seja, processos replicáveis a e automatizados, acelerando as entregas sem aumentar os custos.

 

3 – Modelo de negócio ampliável 

A base deste modelo de negócio é a expansão e crescimento de forma rápida, alcançando um maior número de consumidores em pouco tempo. Por isso, é fundamental desenvolver uma estratégia de crescimento e domínio de novos mercados.

 

4 – Processo de produção é ensinável 

Como se trata de um processo padronizado pode ser ensinado com facilidade, assegurando altos níveis de qualidade. 

 

Como montar um modelo de negócio escalável?

Para começar, é preciso seguir um passo a passo para garantir que todos os detalhes serão considerados e que as escolhas são assertivas para um negócio escalável. Veja a seguir:

1 – Identificar uma dor dos consumidores do seu nicho de mercado, pois o sucesso de um negócio depende de estar oferecendo a solução certa para o seu público;

 

2 – Realizar uma pesquisa de mercado para conhecer o tamanho do mercado, a demanda existente, as possibilidades de crescimento e atuação da concorrência;

 

3 – Definir qual o modelo de negócios a ser implementado, ou seja, qual será a estrutura da sua empresa e os recursos necessários para desenvolver as atividades;

 

4 – Desenvolver uma estratégia de marketplace para impulsionar o crescimento do negócio, bem como os canais mais adequados para o seu produto e público;

 

5 – Desenvolver o Mínimo Produto Viável (MVP), que é uma versão inicial do seu produto ou serviço com o objetivo de testá-lo no mercado. 

 

Portanto, um negócio escalável é uma forma diferenciada de empreender, que requer foco no crescimento acelerado e ganho em escala. 

Se quiser mais informações sobre o assunto, entre em contato com a Finube, teremos prazer em esclarecer as suas dúvidas e ajudar no seu negócio.

Assine nossa newsletter:

    BPO_Financeiro

    Send this to a friend