KPIs financeiros: o que são? Como podem ajudar o seu negócio?

10/08/2022
Artigos

Saiba que os KPIs financeiros são indicadores de desempenho que permitem mensurar os resultados obtidos pela empresa. De fato, são de grande importância para indicar se a empresa está no caminho certo e como anda a sua saúde financeira.

Pensando nisso, a Finube explica com esse artigo o que são esses indicadores e apresenta os mais utilizados atualmente. 

O que são e para que servem os KPIs financeiros?

Saiba que os KPIs ou Key Performance Indicator são indicadores de desempenho que permitem mensurar os resultados das atividades desenvolvidas pela empresa. Ou seja, permitem avaliar se os esforços empreendidos estão gerando os resultados desejados.

Os KPIs financeiros são indicadores específicos para mensurar o desempenho da área financeira, sendo que cada um possui um determinado objetivo de análise. Nesse sentido,  vamos esclarecer a diferença entre indicadores e métricas. Veja a seguir:

 

Métricas 

KPI

Números brutos, dados

Quantitativo 

Medida simples 

Objetivo operacional 

Constituído por métricas 

Qualitativo (é uma informação) 

Percentagem, média ou taxa 

Objetivo tático 

 

Assim sendo, fica fácil perceber que tanto os indicadores quanto as métricas são importantes para que a empresa possa mensurar o seu desempenho. 

 

Veja os principais KPIs financeiros para a sua empresa 

Para uma boa gestão empresarial é necessário ter uma análise dos resultados obtidos, uma vez que permite identificar se os objetivos foram ou não alcançados. Desta forma, os principais KPIs financeiros adotados pelas empresas são os seguintes:

 

1 – Rentabilidade 

Este é um dos KPIs financeiros mais importantes, pois permite medir quanto cada investimento rendeu para a empresa. Desse modo, a fórmula para calcular é a seguinte:

Rentabilidade = Lucro Líquido / Investimentos x 100 

 

2 – Lucratividade 

Apesar de algumas vezes ser confundido com o indicador de rentabilidade, este indicador mostra qual o lucro que a empresa obteve. Dessa forma, segue o cálculo:

Lucratividade: Lucro líquido / Receita bruta x 100

 

3 – Faturamento 

Este é um dos indicadores mais simples de ser calculado, pois o faturamento bruto do período corresponde ao total de receitas obtidas. Nesse sentido, o intuito é entender o volume de vendas realizadas pela empresa.

 

4 – Margem Bruta

Com este indicador é possível identificar a percentagem de rentabilidade nos produtos e serviços da empresa. Ou seja, o quanto a empresa ganhou em lucro em cada uma das vendas realizadas. Veja a fórmula a seguir:

Margem Bruta = Lucro bruto / Receita total x 100

 

5 – Margem de Contribuição 

Este indicador é usado para identificar qual foi a contribuição de cada venda para o lucro da empresa. Nesse sentido, permite determinar os produtos que geram maior rendimento e contribuem mais para pagar as despesas. Veja a fórmula a seguir:

Margem de Contribuição: Valor das vendas – (Custos variáveis + Despesas variáveis) 

 

6 – Ponto de Equilíbrio 

Este é um indicador importante para que a empresa entenda se possui receita suficiente para pagar todas as suas despesas. Veja a seguir a fórmula:

Ponto de Equilíbrio = (Custo e Despesas / Margem de Contribuição) x 100

 

7 – EBITDA

Este é um dos KPIs financeiros mais importantes, pois permite avaliar o desempenho e produtividade da empresa sem considerar as influências externas. De fato, é a geração operacional de caixa da empresa. Veja a fórmula:

EBITDA = Lucro Operacional Líquido + (Despesa Financeira + Depreciação + Amortização)

 

Portanto, com a utilização dos KPIs financeiros é possível obter um conhecimento mais detalhado dos resultados obtidos com as estratégias desenvolvidas pela empresa. Além disso, é fácil identificar os pontos que precisam de melhorias. 

Se gostou desse artigo, acesse o site da Finube e veja o que mais temos para oferecer.

Assine nossa newsletter:

    BPO_Financeiro

    Send this to a friend