Entenda o faturamento mensal de sua empresa
Uma boa administração dos negócios requer conhecimento e preocupação com dados de faturamento mensal, pois eles fornecem pistas sobre o que pode ser feito para otimizar procedimentos e atingir metas. Além disso, também garante o cálculo e a emissão de declarações corretamente.
O que é o faturamento mensal de uma empresa?
O faturamento mensal de um empreendimento pode ser entendido como o valor obtido a partir do total de vendas realizadas dentro do mês de referência. É preciso fazer essa soma sem considerar os custos do mesmo período, ou seja, o faturamento se baseia em um valor bruto que desconsidera despesas e saídas.
O procedimento de apuração é muito importante não somente para entender o comportamento financeiro da empresa. Afinal, é a partir dele que se torna possível confirmar a viabilidade de adesão a determinados regimes tributários.
No Brasil, há três principais modelos de tributação:
- Simples Nacional
- Lucro Real
- Lucro Presumido
Com o maior número de pessoas jurídicas inscritas no país, o Simples é o regime que engloba as leis tributárias para microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas. Para os MEI, o valor máximo de recebimentos anual é de R$81 mil, portanto o faturamento mensal aproximado deve ser de até R$6.750.
Portanto, a partir das informações de faturamento, é possível realizar declarações e o recolhimento adequado de impostos.
Como calcular o faturamento mensal?
Conforme vimos anteriormente, o cálculo de faturamento mensal de uma empresa vem da soma de vendas e entradas totais no período de um mês. Sendo assim, para que a conta seja possível, é necessário adotar procedimentos contábeis rotineiros, como o registro de informações sobre fluxo de caixa.
Então, a fim de otimizar essa operação, também é importante adotar ferramentas que permitam automatizar o registro desses dados. Por exemplo, o preço de produtos e serviços pode ser tabelado de modo que a contabilização de vendas seja mais rápida e incidam menos erros de cálculo.
Caso necessário obter resultados com base no faturamento mensal líquido, a conta precisa incluir custos e despesas do mesmo período.
Quem pode realizar esta operação?
Em empresas, geralmente são contadores que realizem essa atividade, pois eles possuem os conhecimentos legislativos e operacionais necessários para lidar com o volume de informações necessárias para o cálculo de faturamento mensal.
No entanto, em casos como o MEI é comum que as atividades contábeis sejam feitas pelo próprio empreendedor.
Assim sendo, é importante adquirir conhecimentos sobre os principais conceitos financeiros para empresas.
Onde encontrar esse tipo de serviço?
Quem deseja adquirir serviços contábeis sem a necessidade de contratação por meio de carteira assinada pode optar pela prestação por meio de escritórios de contabilidade. Essa é uma alternativa interessante, pois essa operação se torna responsabilidade da empresa contratada.
Claro que isso não significa que o empresário vai perder sua liberdade no momento de tomar decisões e traçar metas. Ou seja, a ajuda de empresas especializadas é na verdade uma forma de complementar tarefas e preencher possíveis lacunas na gestão dos negócios.
Quer conhecer a atuação da Finube na gestão financeira para empresas? Acesse o site e confira!