Como fazer um controle financeiro eficiente em uma agência de marketing?
Mesmo sendo uma empresa com seu core business no marketing, o controle financeiro eficiente é fator preponderante para o sucesso do negócio. Isso porque assegura a boa saúde financeira da empresa e controle de todas as movimentações.
Tendo isso em vista, a Finube elaborou este artigo para esclarecer como uma agência de marketing deve proceder para realizar manter um controle assertivo das suas finanças.
O que é um controle financeiro eficiente?
De uma maneira simples, o controle financeiro eficiente consiste em acompanhar e monitorar todas as movimentações financeiras da agência de marketing. Isto é, desenvolver um controle assertivo de todas as entradas e saídas de recursos do caixa da empresa.
O que permite que a agência de marketing tenha conhecimento de onde os recursos estão sendo empregados. Principalmente, assegurar a sua capacidade financeira para quitar os compromissos nos prazos estabelecidos.
Além disso, é fundamental gerar relatórios gerenciais para ter informações confiáveis para o processo de tomada de decisão. Sem dúvida, a empresa obtém inúmeros benefícios ao implementar esse controle, podendo destacar os seguintes:
1.º – Acompanhar as movimentações do fluxo de caixa com maior regularidade;
2.º – Checar a disponibilidade de capital de giro para o curto prazo;
3.º – Não atrasar os pagamentos, evitando arcar com multas e juros por atrasos;
4.º – Negociar com os fornecedores em condições de obter descontos e prazos;
5.º – Facilita desenvolver um controle para os clientes inadimplentes;
6.º – Ter previsões de receitas e despesas para subsidiar a tomada de decisão;
7.º – Indicadores de desempenho para avaliar os resultados da empresa.
Objetivos de um controle em uma agência de marketing
Saiba que adotar um controle financeiro eficiente em uma agência de marketing implica em algumas decisões estratégicas. Isso porque a adoção desse controle requer uma mudança de processos e atividades rotineiras.
Por isso, é interessante entender quais são os objetivos de um controle financeiro eficiente, o que permite ter uma ideia mais precisa das mudanças necessárias. Veja a seguir:
1.º – Estabelecer uma forma de controle das finanças da empresa;
2.º – Desenvolver um orçamento financeiro global para a empresa;
3.º – Verificar falhas e erros nos processos financeiros e encontrar soluções;
4.º – Otimizar e automatizar os processos internos e as rotinas financeiras.
Assim, é fácil entender que as mudanças envolvem toda a empresa, principalmente os gestores e a tomada de decisão.
Como fazer um controle financeiro eficiente na empresa?
Para que a agência de marketing possa ter um controle financeiro eficiente, é necessário seguir alguns passos, que facilitam todo o procedimento a ser implementado. Veja a seguir:
1.º – Estabelecer o uso do fluxo de caixa como controle das movimentações de recursos da empresa, com acompanhamento regular. Isso porque facilita verificar as despesas realizadas e as entradas de recursos antecipados;
2.º – Registrar todas as movimentações de entrada e saída, independente do valor, com todas as informações necessárias, visando garantir a assertividade do fluxo de caixa;
3.º – Desenvolva um planejamento financeiro para estabelecer metas e objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo, além de servir direcionador da gestão financeira;
4.º – Adotar uma gestão de custos eficiente, estruturada em centros de custos, para ter maior controle sobre as entradas e saídas de recursos e sua aplicação;
5.º – Implementar indicadores de desempenho (KPIs) para avaliar os resultados obtidos com as mudanças implementadas e identificar pontos que precisam de melhorias.
Portanto, para um controle financeiro eficiente de uma agência de marketing é necessário adotar medidas que otimizem os processos internos, com melhoria dos resultados e maior produtividade.
Se quiser mais informações sobre o assunto, entre em contato com a Finube, teremos prazer em esclarecer as suas dúvidas.