Como fazer o controle de recebimento de clientes correto?
O controle de recebimento de clientes é um dos processos da gestão financeira de uma empresa que assegura a saúde financeira e a longevidade do negócio. Essa rotina é mais conhecida como “contas a receber” e exige atenção especial dos gestores.
Para entender como ter um controle eficiente de recebimento, continue lendo esse artigo, preparado pela Finube com o intuito de mostrar as boas práticas que podem ser adotadas.
Por que fazer isso com os clientes?
O controle de recebimento de clientes é uma necessidade para desenvolver uma gestão financeira eficiente, isto é, garantir que a empresa tenha os recursos financeiros para honrar seus compromissos nas datas de vencimento.
Não apenas pagar as suas dívidas, mas principalmente, controlar as receitas que entram no seu caixa, pois estas entradas financeiras podem ter diversas fontes, tais como:
- Compras parceladas;
- Vendas com vencimento futuro;
- Pagamentos recorrentes;
- Dentre outras.
Este controle consiste em uma boa prática gerencial, que tem o objetivo de monitorar todas as entradas de recursos no caixa da empresa. Sem dúvidas as vantagens em implementar o controle de recebimento de clientes são inúmeras, tais como:
1.º – Melhorar o planejamento financeiro estratégico da empresa, tendo conhecimento sobre a real situação financeira do negócio;
2.º – Acompanhar e prever as receitas futuras de forma efetiva, oferecendo informações confiáveis e em tempo real para a tomada de decisão gerencial;
3.º – Equilibrar as contas a receber e as contas a pagar, de modo que o fluxo financeiro seja positivo para saldar os compromissos nas datas de vencimento;
4.º – Otimizar as ações para a melhoria da gestão de clientes inadimplentes, inclusive minimizando as perdas financeiras;
5.º – Avaliar o desempenho financeiro da empresa em relação aos objetivos estratégicos financeiros definidos previamente.
Boas práticas para o controle de recebimento de clientes de forma assertiva
Para fazer um controle de recebimento de clientes correto, o primeiro passo é implementar algumas boas práticas que tornam o processo mais eficiente, tais como:
- Manter o registro atualizado de todas as contas a receber dos clientes. Ou seja, conhecer e acompanhar o fluxo de caixa da empresa;
- Manter o registro das entradas financeiras conforme a sua natureza, ou seja, vendas a prazo, as vendas parceladas e os pagamentos em atraso;
- Crie um cadastro com os principais dados dos clientes, tanto para manter contato quanto para analisar o seu histórico de pagamentos;
- Organize as datas de recebimento de clientes em ordem cronológica, facilitando para desenvolver um controle do fluxo de caixa de entradas financeiras da empresa;
- Desenvolver uma estratégia de negociação com clientes em atraso, que pode incluir renegociação de prazos e até mesmo uma política de descontos;
- Fazer uma projeção das entradas de recebimento de clientes, para estimar a necessidade de capital de giro e uma projeção de investimentos.
- Avaliar as formas de pagamento disponibilizadas para os clientes, com o intuito de tornar o processo mais eficiente, evitando atrasos em função dos meios de pagamento.
Portanto, para manter um controle de recebimento de clientes de maneira correta é fundamental adotar estratégias assertivas para gerar resultados satisfatórios. Assim a empresa consegue planejar os futuros investimentos e conquistar um diferencial de mercado.
Se quiser mais informações sobre o assunto, entre em contato com a Finube, uma empresa com funcionários sempre dispostos a sanar as suas dúvidas.