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Como calcular o custo-benefício de um BPO Financeiro
17/05/2023

Como calcular o custo-benefício de um BPO Financeiro

Existem diversas ferramentas disponíveis para ajudar os empresários a monitorar a saúde de seus negócios, mas nem sempre essa abordagem é suficiente, e a terceirização de processos através do Business Process Outsourcing, o BPO Financeiro, aparece como a solução encontrada.  Continue lendo para conhecer os custos-benefícios de optar por essa ferramenta para avaliar se é benéfica para o seu negócio. Para que serve o BPO Financeiro? O BPO Financeiro é uma solução encontrada para a terceirização da gestão financeira de uma empresa, trazendo vantagens relevantes que vão desde o aumento da receita até a diferenciação do mercado.  Em outras palavras, o BPO Financeiro é um serviço de alto valor que pode impulsionar o crescimento do negócio por meio da atuação do escritório contábil e expandir horizontes de um negócio, seja na área varejista, industrial ou mesmo se você for um prestador de serviços.  Como calcular o custo-benefício dessa ferramenta? Para calcular o custo-benefício de um BPO Financeiro, você precisa avaliar vários fatores que afetam tanto o custo quanto o benefício do serviço. Aqui estão algumas etapas que podem ajudá-lo a realizar essa análise:Identifique seus custos atuais: antes de considerar um BPO financeiro, você precisa ter uma compreensão clara dos custos que já está incorrendo para realizar os processos financeiros internamente. Isso inclui salários, benefícios, treinamentos, ferramentas e tecnologias.Avalie o custo: alguns pontos que devem ser considerados são: tarifas mensais, taxas de transação, treinamento, integração de sistemas e suporte. Além disso, você deve considerar quaisquer custos adicionais associados à transição de seus processos financeiros para o BPO.Considere a qualidade do serviço: seu maior benefício é  poder oferecer um alto nível de qualidade de serviço. Considere se o BPO tem um histórico comprovado de qualidade em seu serviço. Isso pode incluir informações sobre a precisão de seus registros financeiros, bem como sua capacidade de lidar com processos financeiros complexos.Análise de escalabilidade: se sua empresa está crescendo rapidamente, é importante considerar a escalabilidade do BPO financeiro. Certifique-se de que o BPO pode lidar com o aumento de transações e fluxo de informações.Calcule o retorno sobre o investimento (ROI): para calcular o ROI, você deve subtrair o custo total do serviço do BPO financeiro do custo atual do processo financeiro interno. Em seguida, divida esse número pelo custo total do serviço do BPO financeiro. Isso lhe dará uma ideia de quanto economia e eficiência você pode esperar do BPO financeiro.Considere a variabilidade: o custo-benefício pode variar de empresa para empresa, dependendo de sua situação e necessidades específicas. Portanto, é importante analisar cuidadosamente cada fator antes de tomar uma decisão.Se você quer uma consultoria especializada para avaliar a viabilidade desse benefício para seu negócio, ou quer conhecer os planos que temos para esse serviço, acesse o site da FINUBE para uma assistência qualificada.
O que é a gestão financeira de qualidade

O que é a gestão financeira de qualidade?

O que é a gestão financeira? Ao refletir sobre o que é a gestão financeira de uma empresa, precisamos analisar todo o processo de gerenciar as finanças da empresa. Isso inclui a gestão de receitas, despesas, fluxo de caixa, investimentos, empréstimos e orçamentos.  A gestão financeira serve para garantir que a empresa tenha recursos suficientes para operar no dia a dia e para garantir que ela irá alcançar seus objetivos de longo prazo. O planejamento financeiro e sua importância para uma gestão financeira de qualidade O planejamento financeiro é o processo de definir objetivos financeiros para uma empresa e criar um plano claro e detalhado para alcançá-los. Isso inclui a definição de metas financeiras de curto, médio e longo prazo, a avaliação dos recursos disponíveis e a criação de estratégias para gerenciar as finanças da empresa de maneira eficiente. O planejamento financeiro é importante para definir o que é a gestão financeira de qualidade porque fornece uma visão clara do que a empresa precisa fazer para atingir seus objetivos financeiros. Ele permite que a empresa antecipe desafios financeiros e tome medidas preventivas para evitar problemas no futuro, diminuindo custos e garantindo uma boa saúde financeira para a empresa.  Além disso, o planejamento financeiro ajuda a empresa a tomar decisões informadas sobre investimentos e outras atividades financeiras importantes, garantindo que essas iniciativas sejam viáveis e alinhadas aos objetivos gerais da empresa. O que é a gestão financeira de riscos? Para garantir a estabilidade e o sucesso de uma organização é essencial realizar uma boa gestão de riscos financeiros com ética e transparência.  Os passos para isso incluem ter clareza sobre o que é a gestão financeira de uma empresa, identificar os riscos, analisá-los em detalhes, mitigá-los através da adoção de medidas preventivas, monitorar e controlar continuamente os riscos e pautar todas as atividades da organização pela ética e transparência.  É necessário avaliar fatores internos e externos que possam gerar impacto nas finanças da empresa, bem como estar atento às mudanças no mercado e adotar práticas de governança corporativa responsável na tomada de decisões. Boas práticas para um monitoramento eficiente das finanças e tomada de decisões financeiras bem informadas Para fazer um monitoramento eficiente das finanças de uma empresa e tomar decisões financeiras bem informadas, é importante definir metas financeiras diretas.  Manter registros precisos das transações financeiras, analisar regularmente os relatórios financeiros, realizar projeções financeiras, comunicar-se abertamente com a equipe financeira e considerar a ajuda de um profissional, como um contador ou consultor financeiro para determinar o que é a gestão financeira de qualidade no caso da sua empresa.  A projeção financeira antecipa desafios financeiros e a comunicação aberta garante que todos estejam alinhados com os objetivos financeiros da empresa, organizando as finanças e ajudando a evitar dividas. Além disso, um profissional pode fornecer análises e recomendações valiosas com base em sua experiência e conhecimento especializado. Para acessar mais dicas e conteúdos sobre gestão financeira, acesse os artigos no blog da FINUBE.
O que é gestão empresarial e estratégias para gestão de alto capital

O que é gestão empresarial e estratégias para gestão de alto capital

O conjunto de práticas e processos utilizados para administrar uma empresa, envolvendo planejamento, organização, direção e controle, visando alcançar metas e objetivos organizacionais de forma eficiente define bem o que é gestão empresarial. Vamos ver um pouco mais sobre como aplicar esses conceitos em uma gestão de alto capital. O que é gestão empresarial? Para começar, vamos ver um pouco mais a fundo o que é gestão empresarial. Trata-se de um conjunto de atividades que envolvem a coordenação e o controle de todas as áreas de uma empresa, desde o planejamento estratégico até a execução operacional. Isso inclui a definição de metas e objetivos, a alocação eficiente de recursos, a gestão financeira, a liderança de equipes, a implementação de estratégias de mercado, a análise e mitigação de riscos, a tomada de decisões fundamentadas e a adaptação às mudanças do ambiente de negócios. A gestão empresarial busca o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, a otimização dos processos internos, o alcance de resultados sustentáveis e a criação de valor para a organização, seus colaboradores e stakeholders. É uma atividade fundamental para o sucesso e a prosperidade de uma empresa, independentemente de seu porte ou segmento de atuação. O que é gestão empresarial aplicada à gestão de alto capital? Agora, vamos entender melhor o que é gestão empresarial quando aplicada à gestão de alto capital. Nesse sentido, ela se refere ao conjunto de práticas e estratégias específicas utilizadas na administração de empresas com elevados recursos financeiros, investimentos significativos e maior complexidade operacional. Isso inclui a gestão financeira e contábil avançada, a diversificação de investimentos, a gestão de risco, a governança corporativa, o planejamento estratégico de longo prazo, a gestão de projetos de grande porte, a gestão de talentos e a tomada de decisões estratégicas com base em análises detalhadas de mercado e indicadores financeiros. A gestão de alto capital requer uma abordagem estratégica e detalhada, com uma visão ampla do mercado e uma gestão rigorosa dos recursos financeiros, visando maximizar o retorno sobre o investimento e garantir a sustentabilidade e a competitividade da empresa em um cenário complexo e desafiador. Como aplicar a gestão empresarial em um negócio de alto capital Agora que entendemos melhor o que é gestão empresarial, vamos ver algumas dicas para implementá-la em seu negócio de alto capital.Planejamento estratégico detalhado: desenvolva um plano estratégico abrangente, revisado regularmente, que defina os objetivos, metas e ações para o sucesso do negócio. Gestão financeira avançada: mantenha controles financeiros rigorosos, projeções financeiras realistas e análise de custos para uma gestão eficaz do capital. Diversificação de investimentos: considere diversificar investimentos para reduzir riscos de concentração em um único setor ou mercado. Governança corporativa: estabeleça uma estrutura de governança corporativa sólida, com políticas claras, transparência nas operações e tomada de decisões responsável.Se quer saber mais sobre o que é gestão empresarial e como implantá-la em sua empresa, entre em contato com a Finube.
4 Formas de nunca mais faltar capital de giro para MEI

4 Formas de nunca mais faltar capital de giro para MEI

O capital de giro para MEI é fundamental para a manutenção das atividades, permitindo a quitação de obrigações, investimentos e melhorias no negócio. A escassez de recursos financeiros pode ocasionar dificuldades, afetando a performance do empreendimento e, em casos extremos, culminando em falência. Assim, é fundamental uma gestão financeira competente, com controle e previsão de entradas e saídas, bem como reserva para imprevistos. Confira as 4 dicas que separamos para te ajudar.   Planejamento financeiro para garantir o capital de giro para MEI O planejamento financeiro é essencial para garantir a saúde financeira de um MEI, especialmente em relação ao capital de giro. É necessário estabelecer metas financeiras, criar um orçamento e um fluxo de caixa, além de monitorar regularmente os resultados para fazer ajustes necessários.  O capital de giro para MEI é fundamental para manter o negócio em funcionamento, honrar compromissos financeiros e investir em melhorias. Sem um capital de giro adequado, o MEI pode enfrentar dificuldades financeiras, prejudicando o desempenho do negócio e até mesmo levando-o à falência.  Por isso, é importante que o MEI faça um planejamento financeiro bem estruturado, com projeções de receitas e despesas, previsão de fluxo de caixa e reservas de emergência. Busque linhas de crédito adequadas Para manter o capital de giro para MEI, é importante escolher a melhor linha de crédito disponível no mercado, avaliando também as condições oferecidas por cada instituição financeira. Dentre as opções, destacam-se o microcrédito, que oferece taxas de juros reduzidas para pequenos empreendedores, o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), com empréstimos de até R$ 21 mil e juros reduzidos, o Programa de Geração de Emprego e Renda (Proger), que oferece juros e prazos vantajosos, o fomento mercantil (factoring), que permite a venda de recebíveis em troca de dinheiro, e a antecipação de recebíveis, que possibilita receber parcelas de vendas antes do prazo acordado.  Gerencie o estoque Um gerenciamento eficiente de estoque é essencial para a saúde financeira do MEI, pois permite o controle dos produtos em estoque e evita prejuízos financeiros, preservando o capital de giro para MEI.  Para uma gestão eficaz, é importante utilizar ferramentas como planilhas ou softwares para registrar a entrada e saída de produtos, analisar periodicamente o estoque, estabelecer um controle de validade dos produtos e prever a demanda de produtos para evitar a falta ou excesso de estoque.  Busque parcerias estratégicas As parcerias estratégicas podem ser uma forma eficaz para o MEI expandir seus negócios e fortalecer sua marca no mercado, preservando o capital de giro para MEI.  Ao estabelecer parcerias com empresas que ofereçam serviços ou produtos complementares aos seus, o MEI pode otimizar seus recursos e reduzir custos, mantendo um gerenciamento financeiro saudável.  Além disso, as parcerias estratégicas podem trazer diversos benefícios, como a ampliação da base de clientes, o aumento da visibilidade da marca e a possibilidade de explorar novos mercados. É importante que o MEI estabeleça metas e objetivos claros para a parceria, além de fazer um contrato que defina as responsabilidades e obrigações de cada empresa. Gostou das dicas? Para saber mais e encontrar as melhores soluções financeiras para sua empresa, acesse o site da Finube.
Primeiros passos de como organizar as finanças e sair do vermelho

Como organizar as finanças e sair do vermelho?

Com a inflação e desemprego atingindo altas taxas na crise pós-pandemia, o endividamento se tornou uma realidade ainda mais presente no Brasil, com 70,53 milhões de brasileiros com o nome restrito, segundo levantamento do Serasa. Saiba como organizar suas finanças e sair do vermelho sem complicação.   Educação financeira para sair do vermelho   Um dos motivos para o endividamento de pessoas físicas e jurídicas, além de fatores como contexto de crise econômica e inflação, é a própria falta de uma educação financeira eficiente.    O conhecimento de boas práticas pode evitar muita dor de cabeça e mostrar que a gestão financeira saudável não é nenhum bicho de sete cabeças, e, se a sua preocupação for com o seu empreendimento, há estratégias específicas para te ajudar nisso.   No caso de serem suas finanças pessoais que estão precisando de mais organização, confira a seguir alguns passos para começar o quanto antes a organizar sua gestão com sabedoria e desfrutar dos resultados.    Organizar as finanças e sair do vermelho é mais fácil do que parece   Com 4 passos simples, você já estará começando a pôr em prática a educação financeira para te tirar do vermelho. Não se esqueça de envolver toda a sua família nesse planejamento, caso você tenha cônjuge, filhos ou outras pessoas dependentes em seu lar.   Conheça seus hábitos e entenda a situação  Autoconhecimento financeiro é a chave para entender onde estão surgindo as dívidas e o que fazer para eliminá-las. Comece colocando no papel ou planilha quais são seus gastos fixos e variáveis do mês, bem como seus ganhos.   Identifique despesas essenciais e desnecessárias  Com uma visão ampla da sua vida financeira, você já pode identificar os gastos que deve cortar para sair do vermelho. Para isso, use o método ABCD:   A: alimentação – você deve incluir somente o indispensável nesse quesito. B: básico – contas de luz, água, gás e o que mais for prioridade. C: contornável – gastos com roupas e lazer, nos momentos de crise, entram como passíveis de serem evitados a fim de melhorar a situação financeira. D: desnecessário – cartões de crédito e serviços por assinatura não utilizados entram como aqueles que devem ser cortados dos seus gastos.  Troque de dívidas  É importante identificar quais dívidas têm maior juros ou buscar alternativas de troca de juros, buscando sempre a opção em que elas sejam menores. Há a possibilidade de recorrer ao empréstimo para negativados para quitar dívidas de uma vez, além da opção de renegociação de dívidas para diminuir o valor das parcelas, caso estejam muito pesadas.  Busque uma renda extraBuscar alternativas de investimento e serviços que sua empresa pode prestar é uma forma de caminhar nessa direção..  Gostou deste conteúdo? Então acesse o site da Finube e veja o que mais temos a oferecer.
Finanças para médicos pelo Brasil: como gerir receitas e despesas?
05/04/2023

Finanças de médicos pelo Brasil: como gerir receitas?

É comum, uma vez que a área financeira está bem distante da área de saúde, que médicos pelo Brasil encontrem dificuldades em gerir suas receitas e despesas para crescer na carreira de forma sustentável. Confira 4 orientações imprescindíveis para gerenciar sua empresa médica com saúde financeira.   O desconhecimento financeiro na formação de médicos pelo Brasil Quando notamos que as próprias faculdades de medicina, muitas vezes, carecem de disciplinas voltadas para o estudo financeiro, fica fácil entender por que a gestão de suas economias se torna um desafio para tantos médicos pelo Brasil.  Muitas vezes, levando em conta a reputação de que médicos têm rentabilidade monetária garantida apenas pelo exercício da medicina, esses profissionais negligenciam a necessidade de administrar seus recursos financeiros. Pode, inclusive, haver o desejo de abrir sua própria clínica de saúde, o que demanda estudo financeiro e um cuidadoso planejamento para que o negócio cresça de forma saudável. Erros comuns cometidos por médicos pelo Brasil A falta de planejamento a longo prazo, aquisições de alto investimento e aumento de padrão de vida estão entre alguns dos motivos de endividamento de profissionais da medicina, entre outros erros comuns a profissionais de diversas áreas.  Com a mencionada crença popular na estabilidade financeira do médico, devido ao status social da profissão, diversos médicos acreditam que terminando a graduação não precisam de auxílio na parte contábil. Confira 4 dicas para médicos pelo Brasil que desejam se capacitar para gerir receitas e despesas com saúde financeira, seja atuando com clínica própria, em consultório particular ou em hospitais. 1.Registre as receitas e despesas Para se ter uma visão precisa e realista de receitas e despesas em um negócio, é preciso saber como fazer a correta gestão do fluxo de caixa.  Com essa gestão, você saberá com o que até as menores quantias estão sendo gastas e poderá catalogar entradas e saídas por categoria, como despesas fixas e variáveis. 2. Separe sua conta pessoal e profissional Para ter o retrato fiel da sua situação financeira e uma gestão eficiente do fluxo de caixa, é importante que suas contas pessoal e profissional estejam separadas.  Misturar gastos e ganhos profissionais com pessoal pode dificultar muito o acompanhamento financeiro do seu empreendimento.  Elabore metas com prazos definidosCom o planejamento de metas para curto, médio e longo prazo, você garante que seu negócio não ficará estagnado na zona de conforto, tendo mais motivação para elaborar estratégias e decolar seu empreendimento. Tenha uma reserva financeira Procure saber o que é e como ter uma reserva financeira, garantindo que não fará investimentos insustentáveis. Com uma reserva, é possível seguir com as metas que planejou sem mexer nas receitas mensais e tendo tranquilidade para lidar com gastos imprevistos.   Para acessar mais dicas e conteúdos sobre educação financeira, acesse os artigos no blog da FINUBE.
Como funciona o BPO financeiro para varejistas?
29/03/2023

Como funciona o BPO financeiro para varejistas?

BPO Financeiro para varejistas: Do que se trata? O artigo de hoje fala sobre as características do BPO financeiro para varejistas. Se você está acompanhando o blog da FINUBE, deve ter percebido que as últimas publicações compõem uma série sobre os benefícios de ter o controle total das finanças de sua empresa a partir da implementação de um sistema e como isso pode ser mais seguro de ocorrer através da terceirização da contabilidade. Para que uma noção mais aprofundada desses assuntos possa ser fornecida, é importante lembrar que muitos termos e expressões utilizados na área corporativa são originados de línguas como o latim e o inglês, podendo haver equivalentes em língua portuguesa ou não. É o caso de BPO, sigla utilizada para Business Process Outsourcing, comumente traduzido por Terceirização de Processos de Negócios, mas que geralmente é referido pelas letras em inglês. As noções e aspectos da terceirização de serviços em empresas são muito divulgados, principalmente por se tratar de um regime de trabalho cada vez mais utilizado por aqueles que visam a geração de lucros e otimização de serviços  por meio da contratação de pessoal qualificado pelo alto grau de conhecimento especializado, o que é uma chave para exercer atividades vitais do negócio de varejo com sucesso.  Optar por BPO para a parte financeira de um negócio é uma maneira de assegurar que nenhum detalhe envolvendo a contabilidade seja esquecido. Isso também vale para pequenas e médias empresas e, se engana quem imagina que o setor varejista, por estar ligado em boa parte dos casos a pequenas vendas, não precisa de cuidados especiais com operações como controle de fluxo de caixa, declaração de impostos e outros direitos e deveres da Pessoa Jurídica. Os próximos tópicos explicam em detalhes as vantagens da adoção de BPO financeiro para varejistas, passando pelos principais aspectos envolvendo a escolha por esse tipo de serviço.    BPO financeiro para varejistas: Prosperidade no mercado Falar em prosperidade no mercado pode ter vários significados, incluindo a ideia de permanência e consolidação da empresa através do fornecimento de bons produtos e serviços. Infelizmente, para que uma empresa prospere, oferecer qualidade não é o único requisito a ser atendido. A má gestão dos negócios pode acarretar em prejuízos financeiros que criam inúmeras consequências para a prosperidade e permanência de um nome no mercado.  Em se tratando do comércio varejista, o estudo de 2016 sobre a Sobrevivência das Empresas no Brasil, realizado pelo SEBRAE, revelou dados a respeito das taxas de permanência de comércios varejistas no Brasil em um período de dois anos após a abertura do negócio. As taxas de fechamento variam de 15%, para o comércio varejista de bicicletas e afins e 53% para venda de combustível para automóveis. Entre os principais motivos para que a empresa não continue em atividade está a falta de gestão adequada e pouco conhecimento relativo aos negócios por parte do responsável pelo empreendimento. Embora essas não sejam as únicas razões para que um negócio permaneça aberto e prospere depois de um curto período, o planejamento financeiro por parte de uma equipe preparada para lidar com detalhes e adversidades é indispensável. BPO financeiro para varejistas é uma das melhores alternativas para quem não deseja ver seu empreendimento entre as estatísticas de mortalidade de empresas.    BPO financeiro para varejistas: mais controle de prazos A contratação de uma equipe de contabilidade terceirizada por parte de varejistas é geralmente pensada como uma opção viável para que não se percam prazos importantes, como datas de pagamentos e de entrega de declarações e documentação regulatória. Tantos detalhes podem se tornar mais complexos à medida que a empresa cresce e se torna mais bem posicionada no mercado, sendo o BPO financeiro uma escolha interessante para que os lembretes de prazos sejam criados por uma equipe específica e que conta com as ferramentas mais adequadas para simplificar o entendimento das informações.   BPO financeiro para varejistas: Maior possibilidade de lucros Embora o BPO financeiro para varejistas pareça uma alternativa que, ao menos em um primeiro momento, gera muitas despesas de contratação, a realidade é que a terceirização desse setor pode oferecer diminuições quase imediatas nos custos a curto prazo, o que por consequência aumenta a chance do empreendedor obter lucros mais rapidamente. Isso pode acontecer uma vez que a realização de operações por uma equipe preparada tende a ser menos complexa, acontecendo mais rapidamente e com menor necessidade de implantação de novos sistemas internos e de pouca interação com outros setores da companhia.    BPO financeiro para varejistas: Segurança de informações importantes Outro ponto importante sobre BPO financeiro para varejistas é o comprometimento com a segurança de dados da empresa, o que é essencial para que o negócio prospere e se mantenha saudável, bem como deve ser com tudo que se refere à proteção dos funcionários de um empreendimento. Para saber mais detalhes sobre o  assunto,  acesse o blog da FINUBE e leia os artigos sobre gestão financeira para empresas.
Tenho mais segurança ao terceirizar o financeiro da empresa
22/03/2023

Tenho mais segurança ao terceirizar o financeiro da empresa?

Mais segurança ao terceirizar o financeiro da minha empresa: é possível?    Se você é dono de uma empresa ou estabelecimento comercial, provavelmente já deve ter se perguntado a respeito do aumento de segurança ao terceirizar o financeiro, mas para chegar a uma resposta concreta, é preciso primeiro se questionar sobre algo mais básico: O uso de um sistema para isso, mesmo que operado pelos próprios funcionários internos,  é necessário? A resposta é sim.    Recentemente, a FINUBE publicou em seu blog um artigo sobre a necessidade de se criar um sistema para controlar finanças. O Enterprise Resource Planning faz parte do planejamento financeiro de empresas que buscam se posicionar de maneira consistente no mercado, uma vez que o controle desse setor por parte de uma equipe preparada é capaz de prever inconsistências e evitar prejuízos. Agora é o momento de explicar quais decisões são tomadas para que se tenha mais segurança ao terceirizar o financeiro de uma companhia.   Mais segurança ao terceirizar o financeiro: controle de dados   Provavelmente um dos pontos mais importantes a serem citados em relação à segurança ao terceirizar o financeiro de uma empresa é a segurança dos dados confidenciais. Quando o armazenamento de informações confidenciais da companhia é realizado por uma equipe interna, embora se tenha cautela, pode ocorrer o vazamento de informações importantes e que não deveriam ser de acesso público.    Muitas vezes isso acontece pois o sistema adotado pela empresa no controle de dados é ineficaz ou porque os parâmetros de confidencialidade não são bem determinados. Contratar um serviço terceirizado de contabilidade diminui consideravelmente as chances de erros relativos à segurança de dados, pois a empresa especialista está preparada para atender esse tipo de demanda, pois adota  recursos eletrônicos específicos para que nenhum tipo de conteúdo privado seja violado.   Terceirizar o financeiro otimiza a organização de prazos   A responsabilidade de organizar prazos dentro de uma empresa é alta, pois a perda de datas para a realização de pagamentos, declarações, inscrições  e retificações financeiras gera transtornos que podem perdurar por muito tempo. Terceirizar o financeiro é uma forma de otimizar a organização de prazos e aumentar a segurança de empresários que precisam lidar com diversas outras questões de igual importância para o funcionamento saudável da companhia.    Ao terceirizar a parte financeira, os compromissos financeiros passam a ser gerenciados por uma equipe responsável por acionar lembretes automatizados que alertem para o limite de prazos e datas de vencimento de compromissos financeiros.  Além disso, quando a responsabilidade financeira da empresa está nas mãos de uma equipe terceirizada, as contas a pagar e a receber também são controladas e gerenciadas de modo que nada passe despercebido. Com a terceirização, a única responsabilidade restante nesse quesito é a de efetuar os pagamentos. Para saber mais sobre a implantação de uma terceirização financeira de sucesso, leia o artigo da Fundação Getúlio Vargas.   Gostou desse conteúdo? Acesse o site da FINUBE e confira a melhor opção para organizar as finanças da sua empresa.   
Preciso de sistema para controlar as finanças?
15/03/2023

Preciso de sistema para controlar as finanças?

Existe um sistema para controlar as finanças? A existência ou não de um sistema para controlar as finanças está entre as dúvidas frequentes de quem possui ou vai abrir uma empresa, uma vez que a organização financeira é um dos pilares de funcionamento de qualquer empreendimento.  É possível falar em ações que podem se tornar eficazes quando se decide adotar uma organização financeira prática e que não gere despesas indesejadas. O conjunto de ações executadas a partir de um método funcional cria um sistema para controlar as finanças da empresa.  O artigo elaborado pela FINUBE detalha quais são essas ações e como podem ser realizadas.    ERP no sistema para controlar finanças ERP (Enterprise Resource Planning) em português significa Sistema de Gestão Empresarial e há muitos estudos, de acordo com artigo publicado pela SERPRO, que comprovam a eficácia de apostar em tecnologias para automatizar e sistematizar processos dentro de uma empresa.  No caso do ERP, trata-se de um software capaz de organizar ações e processos de modo a integrá-los dentro de um sistema que, além de diminuir custos com desempenho de ações manuais, ainda facilita o entendimento e organização de processos dentro da empresa.  Como ocorre com outras partes de uma empresa, o setor financeiro também pode ser controlado através da sistematização e integração de processos, o que otimiza o desempenho do negócio sem que se elevem os gastos. A FINUBE oferece diversos serviços de otimização e sistematização financeiras que podem ser conferidos e entendidos nos tópicos a seguir.   Comunicação eletrônica no sistema para controlar finanças A FINUBE trabalha apenas com processos eletrônicos, o que facilita a compilação e organização de dados empresariais e simplifica o acesso à informação, uma vez que a consulta e envio de documentos pode ser realizada a partir de qualquer localidade com conexão à internet. Além disso, a comunicação com o time de gestão financeira é rápida e prática, ocorrendo em tempo integral, através de e-mail e telefone, o que torna o controle de finanças tangível e simplificado.   Controle de contas no sistema para monitorar finanças Além da disponibilidade eletrônica de informações, a FINUBE também é responsável por provisionar e controlar pagamentos de sua empresa, além de monitorar recebimentos com o objetivo de aprimorar a compreensão sobre fluxo de caixa.  O sistema automatizado também permite o gerenciamento de vencimentos de compromissos financeiros. Assim você não precisa se preocupar com as datas limites ou com a possibilidade de ser surpreendido com um fluxo de caixa negativo.   Emissão de nota fiscal no sistema para controlar finanças A FINUBE também disponibiliza o serviço de controle de notas fiscais, em que ocorre envio automatizado de notas aos clientes, o que tira essa responsabilidade do empreendedor e facilita a geração de dados de faturamento mensal.   Relatórios gráficos no sistema para controlar finanças Para que o entendimento das ações tomadas pela FINUBE seja completo, são enviados, periodicamente, gráficos que compilam as principais informações financeiras da empresa. O envio garante a transparência das informações, além de criar um panorama de desempenho financeiro do empreendimento.    Segurança de dados no sistema para controlar finanças Você não precisa se preocupar com a segurança dos dados confidenciais quando adotar o sistema de controle de finanças, pois os dados são mantidos em sigilo em um sistema de armazenamento altamente tecnológico. Além disso, a FINUBE possui uma equipe de profissionais capacitados para lidar com o sigilo e a segurança das informações. Para saber mais sobre a implantação de um sistema para controlar finanças da sua empresa, confira os planos da FINUBE.
Como fica o cruzamento do PIX com a Receita Federal
08/03/2023

Como fica o cruzamento do PIX com a Receita Federal?

O cruzamento do PIX com a Receita Federal é motivo de muitas dúvidas e apreensão tanto das empresas quanto das pessoas em geral, isso porque o Pix já é o meio de pagamento mais usado no país, superando as outras possibilidades. Por isso, a Finube escreveu esse artigo com o intuito de explicar como pode ocorrer um cruzamento de dados da Receita Federal com o sistema de pagamentos Pix.  Quais dados são acessados pela Receita Federal? O cruzamento do PIX com a Receita Federal depende de inúmeros fatores, principalmente considerando que a movimentação financeira das empresas e pessoas são protegidas pela lei de sigilo bancário.  Conforme a Lei Complementar, n. 105/2001, no artigo 5, a Receita Federal não pode ter acesso aos dados de pagamento e de recebimento dos contribuintes. No entanto, a Receita Federal tem acesso a diferentes tipos de dados para a fiscalização e controle tributário. Veja a seguir alguns dos principais tipos de dados que são acessados pela Receita Federal: 1.º - Declaração de Imposto de Renda dos contribuintes, que contêm informações sobre a renda, despesas, patrimônio e investimentos; 2.º - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), com informações como razão social, endereço, atividade econômica e sócios; 3.º - Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), que é responsável por processar as operações financeiras efetuadas no país, inclusive as transações usando Pix;  4.º - Declaração de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que incide sobre diversas transações financeiras, como de crédito, seguros, títulos e câmbio. Isso sem falar em todas as obrigações acessórias, enviadas pelas empresas, para a Receita Federal, que permitem o cruzamento de diversos tipos de informações. Tudo isso é possível porque o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), constitui um grande banco de dados com informações dos contribuintes. Entenda o cruzamento do PIX com a Receita Federal O cruzamento do PIX com a Receita Federal não pode ser efetuado diretamente, pois os dados das transações com Pix são protegidos por medidas de segurança que garantem a confidencialidade e a integridade das informações. Porém, indiretamente a Receita pode fazer esse cruzamento da seguinte forma:  De um lado, a Receita recebe informações das instituições financeiras e de pagamentos, de forma periódica. De fato, são dados sobre os montantes movimentados nas contas bancárias dos contribuintes de forma consolidada. Tais informações são enviadas por meio de uma obrigação acessória, a e-Financeira, que obriga que sejam prestadas as informações sobre movimentações acima de R$2 mil de pessoas físicas e acima de R$6 mil para pessoas jurídicas. Por outro lado, as empresas enviam as obrigações acessórias mensais e anuais para a Receita, informando a respeito dos seguintes pontos:Faturamento, clientes, compras, fornecedores; Tributos devidos e tributos compensados; Pagamentos efetuados e recebimentos ocorridos; Pagamento para funcionários.Além das informações das pessoas jurídicas, a Receita recebe anualmente as declarações de Imposto de Renda das pessoas físicas, com os seguintes dados:Rendimento anual; LIsta dos bens; Aplicações;  Variação patrimonial.O cruzamento do PIX com a Receita Federal é possível de forma indireta, ao confrontar as informações recebidas das instituições financeiras e de pagamentos, das obrigações acessórias das empresas e da declaração de Imposto de Renda das pessoas. Por meio desse cruzamento, a Receita consegue verificar a exatidão e precisão de todas as informações recebidas. Inclusive, consegue identificar casos de sonegação e até mesmo ações fraudulentas.  Se quiser mais informações sobre o assunto, entre em contato com a Finube, teremos prazer em esclarecer as suas dúvidas.  
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