3 dicas para fazer um fundo de emergência empresarial

14/09/2022
Artigos

Um fundo de emergência empresarial é uma das estratégias financeiras mais importantes para garantir a saúde financeira do negócio. Afinal, imprevistos sempre acontecem e as empresas devem estar preparadas para lidar com eles de forma estratégica.

Tendo isso em vista, a Finube preparou esse artigo para orientar sobre 3 dicas essenciais para constituir um fundo de reserva de forma assertiva.  

 

O que é um fundo de emergência empresarial e por que é importante?

Saiba que um fundo de emergência empresarial ou fundo de reserva para empresa é de fundamental importância para garantir a saúde financeira do negócio. Pois, mesmo a empresa estando bem financeiramente, podem acontecer inúmeros imprevistos.

Que além de desestruturar a empresa, também geram consequências mais graves que podem levar até mesmo à falência do negócio. Alguns exemplos desses imprevistos são os seguintes:

1 – Períodos de crises econômicas ou sanitárias, como o caso da pandemia da Covid-19, que impactou a economia mundial, com as empresas perdendo vendas por terem de respeitar as medidas de lockdown. 

2 – Grande perda de clientes juntos, levando as empresas a enfrentar dificuldades financeiras para pagar as obrigações e manter as atividades funcionando;   

3 – Necessidade manutenção em maquinário em função de quebras e defeitos, que não foram antecipados e exigem a intervenção imediata para manter a linha de produção operando;

4 – Necessidade de empréstimos para resolver situações pontuais, como a falta de capital de giro para arcar com os compromissos financeiros de curto prazo; 

5 – Negócios sazonais, com um período específico de vendas e passam a outra parte do tempo com faturamento muito baixo.

Com isso, fica fácil perceber que o fundo de emergência é uma estratégia adotada por uma gestão financeira eficiente, orientada por uma visão de longo prazo.  

 

3 dicas para um fundo de emergência empresarial assertivo 

Para começar, é preciso entender que o objetivo do fundo de emergência empresarial é oferecer uma solução financeira para um fato inesperado. Porém, os recursos para a constituição do fundo não podem desestruturar as atividades produtivas.

O que significa que o fundo de emergência precisa ser planejado em seus mínimos detalhes para efetivamente gerar soluções e não novos problemas. Por isso, três dicas são essenciais para formar um fundo de emergência assertivo. Veja a seguir:

 

1 – Defina o valor da reserva a ser constituída pela empresa

Para isso, é preciso avaliar a situação financeira da empresa, bem como sua estrutura de custos e despesas fixas e variáveis. Isso porque é interessante que o valor do fundo de reserva seja equivalente a seis meses do custo mensal do negócio.

 

2 – Estabeleça um valor mensal a ser direcionado para o fundo de emergência

Para definir o valor mensal do fundo de reserva, é mais importante acompanhar a variação do faturamento e dos custos variáveis a cada mês do que estabelecer um valor fixo. Pois, é muito mais recomendável, visando evitar dificuldades financeiras para montar a reserva. 

 

3 – Análise como aplicar os recursos do fundo de emergência

Esse é um ponto estratégico para formar um fundo de emergência empresarial, pois o rendimento obtido no período ajuda a alcançar o montante total do fundo com maior rapidez. Contudo, é preciso avaliar o tipo de investimento a ser realizado.

Nesse sentido, a opção deve ser de um investimento com liquidez imediata, assegurando que os recursos possam ser resgatados caso venha ocorrer uma necessidade urgente.

Portanto, constituir um fundo de emergência empresarial é uma estratégia eficiente para uma boa gestão financeira com visão de longo prazo, pois permite que a empresa possa solucionar qualquer eventualidade com recursos próprios.

 

Se você deseja estabelecer essa ferramenta na sua empresa e ainda tem dúvidas, os especialistas da Finube estão dispostos a te ajudar nisso! 

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